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Imagina uma forma de aumentar as suas vendas sem ter que investir rios de dinheiro em propagandas como TV, jornal, revista, rádio, etc. Sim, isso é possível através do aumento do ticket médio de compra de cada cliente.


Você sabe o que é um ticket médio? Você, como profissional de vendas, sabe quanto é o seu ticket médio? 


Vamos entender. O ticket médio é o resultado do valor total da venda dividido pelo número de vendas realizadas em um dia, uma semana, um mês, ou seja, é o valor médio das vendas realizadas para cada cliente considerando o menor e o maior valor. Por exemplo, imagina que em um dia você fez 8 vendas no valor total de R$ 5.600,00, então o seu ticket médio do dia foi R$ 5.600,00 / 8 = R$ 700,00. Perceba que nem todo mundo comprou exatamente esse valor por isso o nome é ticket médio.


Então uma das formas de alavancar as vendas é aumentar o ticket médio de compra de cada cliente. Para isso basta você utilizar a técnica de venda chamada de venda de adicionais.


Maneiras de como aumentar o ticket médio


Eu vou te mostrar agora cinco maneiras de você aumentar o ticket médio de compra de cada cliente, e consequentemente alavancar as tuas vendas e o faturamento da empresa.


Imagina que você vende roupas. Um cliente acaba de escolher uma camisa na cor vermelha para comprar. Então você oferece outra camisa do mesmo modelo em uma cor diferente e ele decide levar também. Ou seja se a camisa custa R$ 100,00 e o cliente leva duas ao invés de uma, você está aumentando o ticket médio do mesmo cliente para R$ 200,00.


Conclusão 1 : ofereça mais itens do mesmo produto.


Nessa mesma situação da venda de roupa vamos imaginar agora um cliente comprando uma calça. Então você oferece uma camisa para fazer a composição com a calça e o cliente aceita a sugestão. Se o valor da calça é R$200,00 e o cliente compra mais uma camisa de R$ 100,00 você aumenta o ticket médio de compra desse cliente em 50%.


Conclusão 2 : ofereça itens complementares.


Vamos agora imaginar que você vende produtos de informática e o cliente decide comprar uma impressora. Esta vem com o cabo de energia mas não vem com o cabo que liga a impressora no computador. Perceba que o cliente obrigatoriamente tem que comprar esse item adicional. Então você, oferece esse cabo para o cliente e aumenta o ticket médio da venda.


Conclusão 3 : ofereça itens que são obrigatórios.


Você agora vende perfumes e uma cliente decide comprar um dos seus produtos. Aproveitando a ocasião você oferece um shampoo de outra linha de produtos e o cliente decide levar. Perceba que não existe vinculo direto entre a compra do shampoo e a do perfume.


Conclusão 4 : ofereça outros produtos para o cliente.


Considerando uma outra situação onde você vende sapatos femininos e uma cliente está comprando um dos modelos apresentados . Antes de fechar a venda você apresenta outros modelos que estão em oferta com um desconto especial de 50% e a cliente decide levar mais um par de sapatos aumentando o ticket médio de compra.


Conclusão 5 : Ofereça Itens em promoção.


Vamos fazer uma rápida recapitulação sobre as cinco maneiras de você aumentar o ticket médio de compra de um cliente e alavancar as suas vendas através da técnica de venda de adicionais.


  1. Ofereça mais itens do mesmo produto.
  2. Ofereça itens complementares.
  3. Ofereça itens obrigatórios .
  4. Ofereça novos itens.
  5. Ofereça itens em promoção.


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Nos vemos em breve!   Boas Vendas!




Jimmy Freire

Consultor e Estrategista Empresarial

Especialista em Marketing e Vendas