O que fazer para alavancar as vendas? Como conquistar e fidelizar os clientes? Como vender mais mesmo em cenários de crise? Quais as melhores técnicas de vendas? Essas são apenas algumas das principais perguntas que recebo durante as minhas palestras e treinamentos de vendas e que são comuns na cabeça da maioria dos profissionais dessa área.
Reuni nesse texto algumas orientações práticas sobre como vender mais e se tornar um profissional de alta performance em vendas. Confira abaixo:
1. Entenda, compreenda e atenda as necessidades de cada cliente
O foco da venda tem que ser as necessidades, desejos e expectativas do cliente, não o produto. Muitas vezes o próprio cliente não tem consciência ou clareza da sua necessidade e o teu papel como consultor de vendas é ajudar e orientar com informações objetivas e consistentes que proporcionem segurança para o cliente tomar a decisão de compra.
2. Crie uma forte conexão e estabeleça uma relação de confiança com o cliente
As pessoas compram de quem elas gostam e confiam. Demonstre seu real interesse com as preocupações e dúvidas do cliente. Apresente produtos e serviços que realmente façam uma conexão com as necessidades e expectativas do cliente. Quando o cliente percebe que você realmente se interessa por ele, isso gera uma conexão poderosa que vai facilitar a venda.
3. A venda é um processo emocional
Coloque emoção na venda! O teu olhar, o teu sorriso, a velocidade e a entonação da tua voz, os movimentos do corpo despertam emoções no cliente. Faça o cliente pegar, sentir e experimentar o produto. Tudo isso vai conectar com o lado emocional do cérebro que é responsável pela maioria das decisões de compra do cliente.
4. Utilize a linguagem magnética de vendas
Fale aquilo que o cliente quer e precisa ouvir. Utilize palavras de alto impacto como: lançamento, novidade, moderno, segurança, exclusividade, facilidade, garantia. As palavras magnéticas fazem o cliente perceber o produto ou serviço de forma totalmente diferenciada e desperta nele uma grande vontade de fechar a venda com você.
5. Não venda produto, venda benefícios, venda resultado, venda a transformação
O cliente não compra um sapato, compra conforto para os pés, não compra uma roupa e sim um estilo, não compra um carro, compra mobilidade, não compra academia e sim mais saúde e qualidade de vida.
Então defina quais são os benefícios e resultado que o teu produto ou serviço proporciona para o cliente e conecta esses benefícios com as necessidades e desejos identificadas durante a venda.
6. Faça perguntas onde a resposta seja o fechamento da venda
Uma das técnicas mais simples e práticas para fechar uma venda é fazer uma pergunta onde a resposta seja a confirmação de compra, como por exemplo:
Como o Sr. prefere pagar: débito ou crédito?
Qual o melhor dia e horário para agendarmos a entrega?
A Sra quer que faça a embalagem para presente?
7. O segredo está no relacionamento
Eu sempre falo nas minhas palestras e treinamentos que a melhor técnica de venda é o relacionamento contínuo com cada cliente. Sempre lembre dos teus clientes e não permita que eles esqueçam de você. A venda nunca acaba porque você precisa desenvolver ações e estratégias de relacionamento diariamente com a tua base de clientes para que eles retornem e compre com você no menor espaço de tempo possível.
Bom, a pergunta que você deve estar se fazendo agora é: por onde eu começo? Qual é o próximo passo? A resposta é muito simples. Entra em ação e coloca em prática. Começa por aquela ação que você se sente mais confortável em fazer. Vai lá e faz!
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Sucesso e Boas Vendas!
Forte abraço!
Jimmy Freire
Consultor e Estrategista Empresarial
Especialista em Marketing e Vendas